Biorresíduos

Biorresíduos

Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) encontram-se a implementar um projeto piloto de Recolha Seletiva de Biorresíduos em Abrantes nos seguintes locais: União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Freguesia de Pego e Freguesia de Tramagal.

O que são os Biorresíduos?

São os resíduos alimentares resultantes da preparação de refeições, como por exemplo, cascas de fruta, aparas de legumes, pão, borras de café, etc.

 

Qual a importância da recolha seletiva dos Biorresíduos?

Ao separar os restos alimentares está a contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro e a aumentar os materiais que vão ser reciclados.

 

Como funciona a recolha?

Serão colocados contentores castanhos para a recolha dos Biorresíduos, que ficarão, sempre que possível, junto dos contentores verdes. Os SMA distribuirão gratuitamente, por cada habitação, um balde castanho de sete litros, onde deverá colocar os Biorresíduos. O conteúdo do balde deverá ser colocado no contentor castanho mais próximo da sua residência.

 

Qual a importância da separação dos Biorresíduos?

Se não fizer a separação dos seus restos de comida estes terminarão o seu ciclo de vida no aterro sanitário. Sem separação não há valorização e consequente recuperação do valor destes resíduos, tornando o sistema de tratamento mais dispendioso.

Por outro lado, não será possível alcançar as metas para a reciclagem do país, acordadas com a União Europeia. Quase metade dos resíduos que produz correspondem a restos alimentares com nutrientes e energia que podem e devem ser aproveitados, com a sua ajuda!

O tratamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU), que coloca no contentor verde, é um serviço pago por todos nós a uma entidade externa aos SMA. Os SMA recolhem os RSU e entregam-

 
nos para tratamento a uma entidade externa. O valor cobrado aos SMA para realizar esse tratamento é um valor bastante significativo, o que naturalmente se reflete na fatura ambiente, paga por todos. Quando separa os seus Biorresíduos e os coloca no contentor castanho está a tornar o tratamento mais económico uma vez que o valor pago pelos SMA, para tratamento dos Biorresíduos, é de 0€. Ou seja, quanto mais e melhor separar, menos dispendioso se torna todo o processo de tratamento de resíduos. A poupança está nas nossas mãos! Evite custos desnecessários usando o contentor castanho.

PARA AJUDAR O PLANETA TODAS AS MÃOS CONTAM

 

O QUE DEVE COLOCAR NO CONTENTOR CASTANHO

- Restos de pão e bolos
- Aparas de carne e de peixe
- Guardanapos e toalhas de papel usadas
- Cascas de fruta, legumes e ovos
- Borras de café e saquetas de chá
- Restos de comida (crus ou cozinhados)
- Produtos alimentares fora do prazo de validade

 

O QUE NÃO DEVE COLOCAR NO CONTENTOR CASTANHO
- Ossos
- Caroços
- Ã“leo de Cozinha
- Cascas de Marisco e Bivalves
- Beatas de Cigarros
- Dejetos de Animais
- Produtos líquidos e Semilíquidos (leite e derivados, sopa, mel, compotas)
- Embalagens de plástico, metal, vidro, papel ou cartão, têxteis, lâmpadas, louças e outros X resíduos não biodegradáveis
- Fraldas.


 

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.