Recolha Seletiva

A exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos está a cargo da VALNOR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Norte Alentejano, SA.

Objectivos da integração de Abrantes:

- Garantir uma gestão integrada com economias de escala e redução de custos na operação e aumento na eficiência de todo o sistema.

- Garantir o cumprimento da Estratégia Nacional para a redução dos resíduos sólidos urbanos bio degradáveis destinados aos aterros e da nova directiva 2004/12/CE do Parlamento Europeu e do Conselho que altera a directiva 94/62/CE relativa a embalagens e resíduos de embalagens.

No concelho de Abrantes, a VALNOR incluiu na sua actividade a promoção da recolha selectiva com Ecopontos e um Ecocentro, sendo que os resíduos são recolhidos por viaturas da VALNOR e encaminhados para a estação de triagem, localizada no Aterro Sanitário de Avis.

No concelho de Abrantes existe uma vasta cadeia de ecopontos espalhados pelas 19 freguesias.

Um Ecoponto é formado por uma bateria de três contentores de cores diferentes que se encontram distribuídos numa média de 1 ecoponto por cada 250 habitantes. Para além dos Ecopontos, a VALNOR tem ainda uma vasta rede de contentores isolados. Eles fazem parte de um processo de recolha selectiva, associado à reciclagem.

A recolha selectiva é inteiramente da responsabilidade da VALNOR, mas depende da boa vontade das pessoas e é o contributo de todos nós, que faz o processo ter sucesso e resultar na melhoria da qualidade de vida e no incentivo ao desenvolvimento sustentável da região. A maior parte dos resíduos que nós produzimos são reaproveitáveis através da reciclagem. Temos que separá-los do restante lixo doméstico para serem depois depositados nos Ecopontos.

Ecopontos
Ecopontos Abrantes