Tarifas da água, resíduos sólidos urbanos e outros serviços auxiliares para 2017

Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) vão manter pelo 5º ano consecutivo os valores das tarifas da água para consumo doméstico. A manutenção dessa tarifa reflete a preocupação dos SMA em não encarecer o orçamento das famílias nos últimos anos, mas obedecendo a um esforço de gestão financeira para que assim possa continuar a investir, quer no novo sistema de abastecimento de água ao sul do concelho, a partir da albufeira de Castelo do Bode, quer na beneficiação/remodelação das redes mais antigas de distribuição domiciliária de água.

Serão igualmente mantidos os tarifários especiais, nomeadamente o tarifário social para apoio a famílias economicamente mais desfavorecidas, o tarifário destinado a apoiar as famílias numerosas e tarifas reduzidas para entidades sem fins lucrativos.

Também a tarifa respeitante aos RSU (resíduos sólidos urbanos) se vai manter, embora haja a possibilidade de vir a ser atualizada ao longo do ano, por decisão da concessionária Valnor.

Já a tarifa de saneamento de águas residuais irá ter uma atualização, implicando que um cliente doméstico que consuma mensalmente 10m³ de água passe a pagar mais 20 cêntimos/mês. A proposta foi apresentada pela Abrantáqua, no âmbito do contrato celebrado com o Município de Abrantes com base no parecer da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

A proposta global dos SMA foi aprovada na reunião do Executivo Municipal realizada no dia 20 de dezembro de 2016.

Na ocasião, o vereador Manuel Valamatos, também presidente do conselho de administração dos SMA, aludiu a um conjunto de informações comparativas relativamente às tarifas de municípios vizinhos. Verifica-se que o concelho de Abrantes tem vindo a colocar-se mais próximo da média dos concelhos médios da sub-região do Médio Tejo, destacando-se o facto dos valores faturados às empresas serem dos mais baixos. Importa salientar que do conjunto dos concelhos do Médio Tejo, Abrantes é aquele que apresenta uma área territorial mais extensa.

download