Mudar é preciso

No último ano, os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) gastaram mais de ½ milhão de euros no tratamento de lixo doméstico e do lixo reciclável, na lavagem de contentores e na reparação de contentores vandalizados. Todos estes custos são financiados, exclusivamente, pelos cidadãos do concelho de Abrantes, que pagam água, pois as tarifas estão indexadas a este consumo.

Porque os SMA não visam o lucro e apenas necessitam de ter em equilíbrio custos e proveitos da sua atividade, mudando alguns comportamentos, podemos baixar os custos do setor, o que se traduzirá na redução da tarifa na sua fatura mensal.

Por isso, encontra-se a decorrer a campanha de Sensibilização Ambiental “Mudar é preciso.” Esta campanha tem como objetivo sensibilizar a comunidade abrantina para uma correta utilização dos contentores do lixo, como também, comunicar a existência de serviços de recolha gratuita de resíduos domésticos volumosos, os “monos” e resíduos verdes. Para isso, os SMA disponibilizam um número grátis 800 241 360 para onde a população poderá ligar e marcar a respetiva recolha.

Os SMA acreditam que esta é uma campanha ambiental, mas, mais que isso, é uma campanha de cidadania. Mudar de atitude é possível e essa mudança irá ajudar a melhorar, inclusive, questões de saúde pública.

“Mudar é preciso” resulta num conjunto de imagens e frases-chave, que remetem para ações concretas, que se encontram espalhadas pelo concelho de Abrantes em outdoors, nos contentores e camiões de recolha do lixo, bem como, em diferentes plataformas online, incluindo as redes sociais. https://goo.gl/NmpzrT

“Feche o saco”, “Feche a tampa” e “Recolha gratuita de monos” são as três mensagens de sensibilização da campanha. Estas são acompanhadas de imagens que pretendem demonstrar a importância de fechar os sacos do lixo, para que este não se espalhe dentro do contentor e de fechar a tampa, para evitar odores.

Para poupar na fatura é preciso mudar! Dê o exemplo!

<< voltar à página anterior