Qualidade da água

Quadro extraído do volume 4 do RASARP 2013 (Relatório Anual dos serviços de águas e resíduos em Portugal) da ERSAR (entidade reguladora do setor).

Controlo da qualidade da água

Tem por objetivo definir os controlos de rotina e inspecção, assim como as frequências mínimas de amostragem, para a análise da água destinada ao consumo humano fornecida por sistemas de abastecimento público, redes de distribuição, fontanários, camiões ou navios-cisterna, utilizada numa empresa de indústria alimentar e à venda em garrafas e outros recipientes.

Controlo de rotina (CR1 e CR2)

Tem como objetivo fornecer regularmente informações sobre a qualidade organoléptica e microbiológica da água destinada ao consumo humano, bem como sobre a eficácia dos tratamentos existentes, especialmente a desinfecção, tendo em vista determinar a conformidade da água com os valores paramétricos estabelecidos no Decreto-Lei 306/2007.

Controlo de inspecção (CI)

O controlo de inspecção tem como objetivo obter as informações necessárias para verificar o cumprimento dos valores paramétricos do presente Decreto-Lei 306/2007.

<< voltar à página anterior